cursos1
Telefone NEP: (011) - 3522-9097

Condomínios investem no plantio de árvores

      Muitos condomínios começaram a investir em ações sustentáveis, e uma delas é o plantio de árvores. Hoje, algumas espécies arbóreas já integram a decoração dos edifícios, seja na varanda dos apartamentos, na área comum ou de passeio público, e nos jardins, a dica é valorizar os pontos positivos da construção. Segundo José Geraldo Pimentel, presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio/DF), tudo aquilo que estiver no espaço privado que forma o condomínio deve ser administrado conforme as normas contidas na convenção.

"Não recomendo que os condôminos façam ou exerçam a atividade de zelar pelo patrimônio de todos, o correto é que o condomínio tenha um quadro de profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividades", conta. 

 Para que o projeto saia como o esperado, é importante procurar um profissional especializado em paisagismo. Dr. Pimentel lembra que todo cuidado é pouco na hora de contratar o serviço. "As raízes superficiais das plantas podem quebrar o piso", sinaliza. 

Os jardins precisam passar por um cálculo estrutural, já que as árvores não podem exceder o tamanho permitido. "Um erro no cálculo estrutural significa dores de cabeça para o síndico e condomínio, pois será preciso arcar com os prejuízos, como problemas na rede elétrica, por exemplo", acrescenta o presidente do Sindicondomínio/DF.  

"A questão de poda de árvores no inteiro do condomínio, deve preceder da contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. Quanto à questão do meio ambiente, recomendamos que o síndico primeiramente consulte a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) para saber o regramento que deve seguir a este respeito, e caso isto não aconteça, poderá o sindico ser penalizado pela deliberação arbitrária", explica Dr. Pimentel. 

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/

Voltar
FIXO: (11) 2626-4034
OUTROS: (11) 97451-4605 / (11) 99526-3581
Av Padres Olivetanos 256
Penha - SP