cursos1
Telefone NEP: (011) - 3522-9097

Elevador para carros é uma alternativa

Num momento em que a questão das vagas de garagem em condomínios chega à discussão sobre o Plano Diretor da capital, uma solução para a falta de lugar para estacionar carros nos edifícios residenciais tenta ganhar espaço na administração desses imóveis. A instalação de elevadores parecidos aos utilizados em oficinas mecânicas pode aumentar o número de locais para automóveis, embora o custo da medida ainda seja alto.

Chamados de duplicadores de vagas suportam até três mil quilos, tem o funcionamento hidráulico e a instalação é feita pelos próprios fabricantes, assim como a manutenção, os elevadores têm preços de R$ 9 mil a R$ 11,5 mil e são utilizados principalmente em estacionamentos e em prédios comerciais como hotéis e hospitais. Para Renato Tichauer, vice-presidente da Assosindicos (Associação dos Síndicos de Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado), o equipamento pode ser a solução em alguns casos de falta de espaço.

“O uso do elevador é uma medida inteligente, mas sua aplicação tem de ser analisada caso a caso, avaliando o custo/benefício e sua viabilidade”, disse Tichauer. “O custo não é baixo. Nem sempre a instalação é possível. Nossos prédios em geral têm garagens pequenas, com pé-direito baixo”, afirmou.

Gilberto Oliveira Camargo, gerente de vendas da fábrica de duplicadores Krebs Parking Systems, disse que é possível instalar o equipamento em garagens com 2,90 metros de pé-direito, mas há indústrias que consideram 3,30 metros a altura ideal. A instalação dos elevadores é feita pelos fabricantes.

“Temos conversado com engenheiros e arquitetos sobre a possibilidade de os prédios terem garagens mais altas. Isso facilitaria a instalação e resolveria o problema da falta de espaço”, disse Rodrigo Lourenço Guilherme, gerente de vendas da fabricante de elevadores Primax.

 

(da Redação com notícias do Diario de São Paulo)

Voltar
FIXO: (11) 2626-4034
OUTROS: (11) 97451-4605 / (11) 99526-3581
Av Padres Olivetanos 256
Penha - SP