cursos1
Telefone NEP: (011) - 3522-9097

Condomínios contratam projetos de acréscimo de varandas

 Um verdadeiro fenômeno vem ganhando importância nos últimos anos em grandes cidades do Brasil: o acréscimo de varandas em edifícios mais antigos. Esse movimento tem se consolidado há dez anos no Rio de Janeiro, principalmente após uma resolução da Secretaria Municipal de Urbanismo que definiu regras gerais para esse tipo de obra.

Os principais sistemas construtivos adotados são o concreto armado moldado in loco e as estruturas metálicas. Estas últimas são as mais pedidas devido à velocidade de execução, leveza da estrutura e consequente redução de cargas nas fundações. Outro ponto positivo dessa estrutura é a menor geração de resíduos, reduzindo os transtornos para os moradores e a vizinhança.

Para que não haja reforços nos edifícios existentes, as novas varandas são projetadas como uma estrutura à parte, com fundações e pilares próprios. Nesse tipo de intervenção, a fundação mais utilizada é a estaca raiz, uma vez que a proximidade da estrutura existente não admite vibrações mais intensas. Outros itens como logística de entrega dos materiais, instalações elétricas e hidráulicas e impermeabilização também são planejados detalhadamente para não haver riscos para os moradores.

(Da Redação, com informações da Revista Téchne)

Voltar
FIXO: (11) 2626-4034
OUTROS: (11) 97451-4605 / (11) 99526-3581
Av Padres Olivetanos 256
Penha - SP