cursos1
Telefone NEP: (011) - 3522-9097

O Perfil do Síndico

 Sindico Profissional muitas vezes fica mal visto na comunidade condominial por não exercer plenamente a capacidade de administrar os conflitos que surgem no cotidiano. Esses conflitos podem assumir grandes proporções e desencadear problemas ainda maiores se não houver um olhar e uma atitude efetiva no sentido de resolver.

Administrar bens e pessoas é um conhecimento que pode ser aprendido, assim como pode ser nato e se aperfeiçoar ao longo do tempo, com as experiências vividas. No caso do Sindico Profissional , há que se tomarem algumas cautelas a mais, o que irá depender das experiências prévias daquela pessoa que ocupa a função naquele exato momento.

Quem exerce tal função não pode e nem deve alegar o desconhecimento dos problemas que irá enfrentar em sua gestão, por isso mesmo deve desenvolver algumas habilidades específicas, o que desde logo deve retirar da relação de interessados os que enxergam a função unicamente como promoção pessoal, ou somente para se exonerar de pagamentos das cotas condominiais.

Uma boa forma de solucionar conflitos é passar a ouvir mais e agir de acordo com as circunstâncias, há necessidade de que se treine cada dia mais, pois na vida moderna temos cada vez menos paciência e cada vez mais nos exigem reação imediata.

Imprescindível também é o conhecimento da convenção, regulamento interno e demais legislações que incidem no cotidiano condominial, pois o síndico deverá sempre fundamentar suas decisões na melhor interpretação do direito.

Por  Rubens José Reis Moscatelli advogado e presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista – Sicon

Fonte: Folha do Condomínio

Voltar
FIXO: (11) 2626-4034
OUTROS: (11) 97451-4605 / (11) 99526-3581
Av Padres Olivetanos 256
Penha - SP