cursos1
Telefone NEP: (011) - 3522-9097

Vagas de Garagem - Bom senso evita dores de cabeça

Vagas de garagens nem sempre é um assunto leve de se tratar, certo? Já que isso pode gerar uma série de conflitos. Às vezes os condôminos se sentem prejudicados, por motivos do espaço não ficar próximo ao elevador ou se encontrar em um local de difícil manobra.

A escolha das mesmas é rotina na maior parte dos condomínios. Tudo depende, claro, da organização seguida pelo regulamento. Para realizar o sorteio, deve-se, antes de tudo, ter bom senso. Os inadimplentes não devem ser excluídos, já os idosos ou as pessoas com menor mobilidade têm preferência de vagas mais espaçosas e próximas aos elevadores.

É importante saber quantas vagas têm, pois elas serão de diferentes tamanhos, de acordo com cada veículo.

Sorteios

Existem várias formas na  para realizar um sorteio, o conhecimento de um Sindico Profissional  serã essencial para isso. Existem as vagas que fazem parte da área comum do condomínio, mas que são determinadas desde quando o imóvel nasce, e existem aquelas que são indeterminadas e necessitam da realização de sorteios.

As vagas determinadas, os proprietários sabem quais são desde o momento da compra do imóvel, não tendo a necessidade de sorteio. Já as indeterminadas são as mais comuns, e que também causam maiores transtornos entre condôminos, pois, neste caso, é feito um sorteio para saber quem fica com qual espaço.

Os sorteios podem ser realizados anualmente, a cada seis meses ou como a convenção do condomínio quiser definir.

Após o término da assembleia, os condôminos podem trocar as vagas entre si, porém, devem comunicar por escrito a troca ao síndico.

Tamanhos

Outro problema no que diz respeito às garagens são os seus tamanhos. Em São Paulo, há regras que definem que as garagens de condomínios devem ter um mínimo de 50% de vagas tamanho P (2 m x 4,20), 45% tamanho M (2,10 m x 4,70 m) e 5% tamanho G (2,50 m x 5,50 m). Tudo previsto no Código de Obras e Edificações da lei municipal 11.228/92

Para não haver problemas, alguns condomínios estão investindo em manobristas. É um investimento a mais, porém que pode dar certo e evitar atrito entre vizinhos. Lembrando que qualquer iniciativa deve ser discutida na assembleia do seu condomínio.
 
Visando na solução ou amenização desses problemas comuns em condomínios, o Sindico Profissional  sempre estara apto a dirimir as controversias.

Voltar
FIXO: (11) 2626-4034
OUTROS: (11) 97451-4605 / (11) 99526-3581
Av Padres Olivetanos 256
Penha - SP